terça-feira, 3 de abril de 2012

POR REWRISON MORAIS: “O Capitalismo Selvagem”


O capitalismo vivi momentos decadentes como nunca em nossa história, agonizando e delirando em busca de mais poder, mais lucros e ganhos à custo dos mais pobres. Desde sua primeira grande crise em 1929 até a de 2008, o mesmo tenta se reerguer das próprias cinzas como se fosse uma fênix.  “O capital não pode ter outro objetivo que não sua própria auto reprodução, à qual tudo, da natureza a todas as necessidades e as aspirações humanas, deve se subordinar absolutamente” (MÉSZÁROS, 2002, P. 800). Se submeter ao capital é mesmo que submeter-se a opressão, o medo e a falta de democracia.
 
O conservadorismo é o norte deste sistema que teme as mudanças necessárias à dignidade e a liberdade humana; vive cegamente derrubando todas as barreiras que vêem pela frente nem que para isso o caos venha a reinar. A sociedade é refém de si mesma, nunca vimos à mesma tão sedenta por consumir os desejos do capital, que se faz e desfaz a todo o momento. Para mudar esse cenário é preciso “Consumir menos, repartir melhor”. Não existe a “mão invisível” do mercado, mas sim uma grande alternativa em busca das verdadeiras mudanças da realidade corrente – o Socialismo.

Rewrison Morais é Estudante UEMA/ITZ e Militante do PSOL/ITZ

2 comentários:

// ]]>
  1. Rewrison,

    Fiquei bastante contente em ter publicado seu texto em nosso blog, que ou contrário dos hipócritas da comunicação burguesa e reacionários da história, aqui temos tendência sim, somos comunistas e priorizamos o debate dos males desse sistema na busca da unificação da classe trabalhadora para não só invertermos a ordem vigente, mais derrubá-la por completo, possibilitando assim que os trabalhadores e trabalhadores se tornem livres verdadeiramente.

    Fico imensamente contente que, apesar do papel reacionário da educação de hoje, encontramos jovens como você que questiona brilhantemente o modo de produção capitalista, unindo-se a outros na discussão de um projeto socialista para a humanidade.

    Fique a vontade em usar nosso espaço para publicar outros textos, a honra será sempre nossa.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer então que "Se submeter ao capital é mesmo que submeter-se a opressão, o medo e a falta de democracia."(sic)?
    "Peraí", meu caro Morais! Façamos um pequeno e ligeiro exercício de substituição de termos nesta sua declaração. Substituamos "capital" por "socialismo". Então, frase fica assim: "Se submeter ao SOCIALISMO é mesmo que submeter-se a opressão, o medo e a falta de democracia." Ops! Alguém "pelaí" pensou em Cuba? Na Coréia do Norte? Na extinta União Soviética? Na Alemanha Oriental? Na Polônia antes do Solidariedade? Na Albânia de Enver Hoxha na ..., cansativo, não?
    Como se dizia antigamente, "morou", Morais?
    Conselho para o Morais: troque Marx por uma gramática da língua portuguesa. Por que? Porque baseados no primeiro, seus seguidores mataram milhões (e a coisa continua no "paraíso" cubano); baseado na segunda você evitará o extermínio de vírgulas, acentos e concordância de seu texto.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.