segunda-feira, 2 de abril de 2012

A EUFORIA DE UMA CAPITALISTA E VELHA RETÓRICA


Acabo de me deparar com um artigo da Revista Veja, edição 2261 de abril, página 28, com o título “O capitalismo vai sobreviver. Mais uma vez”, onde Maílson da Nóbrega euforicamente que o capitalismo se reinventará, mutará sempre e, que isso se dará através de marcos regulatório e ações para reverter a concentração de renda de alguns países ricos. Infelizmente ele omite uma questão que é crucial no modo de produção capitalista que é justamente a concentração, a acumulação.

Como é de praxe, os capitalistas recorrem a Karl Marx para explicar o próprio capitalismo e as análises de mutação do capital para demonstrar a “fenixidade” do modo de produção capitalista. Inicia passando a velha retórica de que os comunistas esperam a queda do capitalismo para só então o surgimento de um novo modo de produção. Já escrevi um post O SURGIMENTO DO SOCIALISMO falando sobre isso.

Vale à pena ler o texto de Mailson de Nóbrega não pela análise bajuladora de seu ponto de vista. Quem é Maílson de Nóbrega? Foi ministro da Fazenda entre janeiro de 1988 e março de 1989, após longa carreira no Banco do Brasil e na administração direta do governo federal. Depois de deixar o ministério, tornou-se consultor. É sócio da empresa Tendências Consultoria Integrado, participa de diversos conselhos de empresas. Um dos defensores do receituário do FMI e Banco Mundial (LRF) no governo FHC/PSDB(fonte Wikipédia).

Durante todo o texto ele confirma as fragilidades do capitalismo, mas segundo ele o resultado dessas crises é o aperfeiçoamento do sistema. Bom cada um tem o direito de se iludir ou tentar iludir os outros, mas pelo menos ele deveria ser menos otimista em relação a reversão da concentração de renda, pois distribuição de renda não é uma bandeira capitalista e sim do socialismo.

3 comentários:

// ]]>
  1. Muito bem sr. Leite! Finalmente acho em seus textos uma verdade, um bom conselho. O sr. escreveu: "Vale à pena ler o texto de Mailson de Nóbrega". Minhas congratulações não podem se estender ao resto do seu texto; o senhor confirma: todo comunista é um revisor da História, um apagador da verdade.
    O texto de Mailson é primoroso, especialmente porque sua tese já está provada. Diz ele que "O comunismo viabilizou dois inéditos experimentos econômicos controlados: nas duas Alemanhas e nas duas Coreias. Em cada um dos grupos havia a mesma cultura, a mesma língua, a mesma história e o mesmo sistema de valores, mas a prosperidade foi privilégio de quem adotou o capitalismo: a Alemanha Ocidental e a Coreia do Sul". Perfeito!
    Acho que basta ter um neurônio funcionando para concluir com Nóbrega: "As vantagens do capitalismo superam largamente os seus defeitos."
    As "crises" do capitalismo foram sendo superadas; como disse Mailson, "desde Adam Smith, o capitalismo se reinventou."
    O socialismo na primeira crise tomou Doril: SUMIU!

    ResponderExcluir
  2. Caro Silas, para que si tenha uma interpretação clara de um texto é importante sua leitura completa, mas isso qualquer pessoa com um só neurônio funcionando sabe,bem,volte ao texto e veja as contradições cometidas pelo seu ora tão aclamado autor, e veja as evidências de um escrito de fato bajulativo e retórico,de alguém que com certeza só experimentou o lado “bom” desse adorado sistema ferreamente defendido por ele,quando se refere a uma mão invisível ,você e eu sabemos que ela na verdade é bem visível,trata-se da mão pesada do patrão sobre nós trabalhadores,que do contrario do que ele fala não tomamos parte substancial dos ganhos de produtividade, somos sim, é levados a produzir mais e mais riquezas e cada vez menos usufruímos delas,mas talvez você assim como o seu “gênio Mailson da Nóbrega” não faça parte da mesma camada social que eu,Wilson e muitos outros brasileiros que derramam suor na produção dessa riqueza.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Sousa,
    Eu a fiz: leitura completa e atenta do texto de Mailson da Nóbrega em que - magistralmente e de forma irrespondível - o autor mostra a superioridade do capitalismo. Ressaltei os exemplos das Alemanhas (Ocidental e Oriental)e das Coréias (do Sul e do Norte)que Nóbrega cita para PROVAR sua tese.
    Cabe a vc - não me mandar voltar ao texto - mostrar "as contradições cometidas pelo [meu] ora tão aclamado autor", nas suas palavras.
    O lenga-lenga comunista de seu texto (?), retirado o nome de Nóbrega, é o mesmo de todo comunista frente aos fatos: clichês e mais clichês. Aponte as contradições que vc viu lá. Faça isso e o debate continuará!
    E não esqueça as vírgulas, ponto e vírgulas e pontos. Prove que neurônios fazem parte de sua existência!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.