quinta-feira, 22 de março de 2012

POR ISAC SANTOS: O HOMEM E SUAS CONDIÇÕES


Há duas condições propriamente humanas: a da natureza e a social, a primeira  reflete o estado de natureza real, concreto e com tudo que lhe é elementar, enquanto que a segunda é uma condição estabelecida, criada e postiça, ou seja, o mundo social, suas convicções e suas respectivas leis.

O que caracteriza o homem social é a superação do estado de natureza, e a consolidação de normas, e  a criação  de um estado de cooperação reciproca, sem estes elementos constitutivos da coesão social, o homem estaria num estado primitivo onde prevaleceria a força bruta.

Mais do que um sistema ideológico, política e socioeconômica, o capitalismo    é  uma evolução do estado da natureza humana e não a sua superação desta, se no estado de natureza  prevalece a força, neste sistema ou continuação daquele, prevalece também, porém a diferença fundamental esta nos moldes, portanto o capitalismo e a evolução do próprio instinto humano aperfeiçoado, sendo este uma estância e não o estado social propriamente dito, o comunismo, ao contrario e distante das forças do instinto, é em suma a superação e condição concreta do estado social, sendo em muitos momentos este aquele e aquele este, numa unidade imutável. Portanto uma sociedade só pode ser estabelecida com a supressão do estado de barbárie e com a hasteamento do estado comunista.

Isac Santos, universitário do curso de administração/UEMA e militante do PSTU/ITZ

Um comentário:

// ]]>
  1. Comunistas são ridículos! Com uma retórica pomposa e peseudoacadêmica saem por aí defendendo o atraso!
    Quer dizer que "uma sociedade só pode ser estabelecida com a supressão do estado de barbárie e com a hasteamento do estado comunista."?
    Do estado comunista? A única coisa que o comunismo superou foi o escrúpulo de matar! MILHÕES DE MORTOS AO REDOR DO MUNDO são prova de superação do estado de natureza pelo comunismo!
    Aí está a Coréia do Norte demonstrando ao mundo (mais uma vez!)a superação operada pelo comunismo: precisa da comida do mundo livre, especialmente dos EUA, o "inferno capitalista"!
    Cuba certamente é um exemplo dessa superação do estado de natureza operada pelo comunismo: uma ilha-prisão, decadente, esfomeada e outras misérias!
    Cai na real, meu caro comunista. Ser comunista no Brasil é fácil; vai prá Cuba!
    Quanta hipocrisia! Quanta mentira!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.