sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MOBILIZAÇÃO AMANHÃ NA ESTRADA DO ARROZ

A histórica luta dos trabalhadores rurais e comunidades existentes na estrada que liga as cidades de Imperatriz e Cidelândia – Estrada do Arroz – parece não ter fim.

Mesmo após o anuncio da construção da fábrica de Celulose da Suzano, próximo ao povoado Coquelândia, onde o fluxo de veículos será intenso, a realidade que as comunidades estão se deparando é de que continuarão no isolamento de sempre. Nos primeiros debates o poder público e diretores da empresa pregavam o fim do isolamento com a instalação da fábrica, mas o que a fábrica está proporcionando mesmo, alem da expulsão de comunidades tradicionais dos povoados é a criação um cerco, através de vicinais paralelamente - privadas - que ligam a BR-010 e a Estrada do Arroz, Uma fica na altura da indústria Facchinni e outra no povoado Olho D’água.

A dita obra de revitalização da estrada da Facchinni foi anunciada pela gestão do Prefeito Sebastião Madeira (divulgada amplamente nos blogs mantidos por membros da gestão e no jornal Correio de Imperatriz - edição de 01 de dezembro de 2011, página 05) como uma obra de PPP - Parceria Pública Privado. Parece-me que a empresa Suzano desprestigia a tal parceria e está construindo por conta própria as vicinais, que serão áreas particulares da empresa, ou seja, o tráfego será feito apenas por veículos autorizados pela Suzano. Demonstrando pra toda a população a falta de autoridade da gestão do Sr. Sebastião Madeira, e, o que pode ser mais grave: caso a prefeitura esteja investindo dinheiro público nessa obra privada se caracterizará em improbidade administrativa, aliás, mais uma desse governo.

Diante disso, as comunidades mobilizadas pelas quebradeiras de côco do povoado Coquelândia criou um Fórum para exigir o beneficiamento de todo o perímetro da estrada, atendendo a todos os moradores. Depois de algumas manobras impetradas pelo governo municipal, a reunião acontecerá no próprio povoado neste sábado a partir das 8:30 horas da manhã, o poder público foi convidado para ouvir as exigências das comunidades, que são o cumprimento das promessas propagadas no anuncio da construção da fábrica.

Estaremos participando desse encontro e, aproveitarei para apresentar um fato que é novo para as comunidades da estrada do Arroz, que trarão ainda mais impactos negativos para a vida nas proximidades.

Retornaremos com o resultado dos debates realizados no local, inté mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.