sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEGENERAÇÃO DO PSOL FORÇA A SAÍDA DE MAIS FILIADOS PELO MARANHÃO

Muitos militantes que ficaram no PSOL na aposta de ver se concretizar a degeneração vista pelos 49 que se retiraram da sigla em abril deste ano começam a sentir na pele os resultados dessa degeneração. O partido virou numa "rinha" com brigas internas cada vez com articulações sórdidas. Resultado disse, mais filiados se recusam a participar desse jogo.

Temos vários comunicados de saída como o relatado por Vilitão, ex-militante do PSOL de Açailândia, que publicou a carta abaixo em seu blog leiam carta na integra.

Carta Aberta à imprensa e ao povo de Açailândia

“Desfiliando - me, neste momento, do Partido Socialismo e Liberdade P-sol, quero ratificar, publicamente, meu compromisso é com o socialismo. Foi por causa desse compromisso que eu me filiei ao P-sol, há muitos anos, é por causa dele que agora me desligo”.

Partidos políticos são canais de representação de populares, locais de encontros nos quais, mediante o confronto de idéias, se assentam propostas de políticas públicas, programas consensuais de governo e ações para a conquista e exercício do poder político.

Sempre entendi que a condição de filiado a um partido político representa clara opção política e compromisso com determinada visão do mundo. Por tais razões, escolhi o Partido Socialismo e Liberdade P-sol para me filiar desde sua fundação em Açailândia, e me integrei a outros companheiros que comungavam solidariamente o ideário do Socialismo e Liberdade.

Após a vitória sobre a ditadura militar, a promulgação da Constituição de 1988 e a conquista do Estado de Direito, a expectativa de que, finalmente, os partidos brasileiros passariam, de fato, a representar forças políticas distintas, capazes de dar sustentabilidade à democracia brasileira, recém emergida dos escombros de um dos mais terríveis períodos da história do país.
Doce engano. Na medida em que o tempo avançava e os governos se sucediam, mais e mais os partidos foram se transformando em meros cartórios eleitorais para a concessão de legendas, sob a influência crescente do poder econômico e sobre as instituições políticas.

É grande a diferença entre um partido e uma facção. A facção é um ajuntamento de interesses, onde prevalecem as ambições pessoais. A convivência democrática é característica do partido, o autoritarismo a marca da facção. Temos que deixa a “minimização do debate entre situação e oposição” é preciso o fortalecimento da democracia participativa.

A crise da democracia representativa faz com que os partidos – mesmo os mais cuidadosos de sua identidade – degenerem em facções. Tendo lutado no P-sol pela manutenção de sua identidade partidária, nada mais tenho a fazer, agora, dentro dele. A legenda perdeu a sua identidade política, apesar de ostentar o vocábulo socialista que, para ela, nada significa.

Constatando que o P-sol não se diferencia do caráter fisiológico reinante – visto assumir sem nenhum pudor a lógica do pragmatismo político-eleitoral, sendo incapaz de responder a si mesmo e muito menos à sociedade sobre o que significa nos tempos atuais o Socialismo e Liberdade – é chegada à hora de tomar a sofrida decisão de me desfiliar do Partido Socialismo e Liberdade o P-sol sem, contudo abdicar da luta política, como dever e prerrogativa do cidadão.

“Saio do P-sol para continuar na política. Defenderei, onde estiver, as mesmas idéias, valores e princípios que defendi em 2010″.

4 comentários:

// ]]>
  1. Espirito de Eutimio Guerra09 setembro, 2011

    Wilson,voçe está de parabens.O seu erro foi quando filiastes ao Psol.Partido de mentirosos e enganadores,pois todos querem pregar e socialismo,porem vivendo com as facilidades que o capitalismo oferece.O Psol só será um bom partido,quando todos os seus integrantes se desligarem.Mas eu tepeço,para não culpar os seus ex colegas,e sim a causa que voçes defendem.Espirito de Eutimio Guerra.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Espirito,

    Você na verdade está precisando é de luz. Foi justamente o abandono da busca pela implantação de um projeto socialista que eu e muitos outros decidimos por nos retirar dos quadros desse partido.

    Ou a revolução é socialista, ou é apenas uma caricatura de revolução.

    ResponderExcluir
  3. Esoirito de Eutimio Guerra09 setembro, 2011

    Wilson,quando tu entrares em outro partido de esquerda,comunique aos seus leitores,e eu te direi se voçe enganou mais uma vez.Acho que isto vai acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Caro Espirito,

    Sigo minha consciência, não preciso de conselhos do além. Mais não abro mão do debate. Em breve você e todos de Imperatriz terão essa notícia. Só a luta muda a vida.

    Sds,

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.