terça-feira, 26 de julho de 2011

MADEIRA SEM SAÍDA OU QUEM NÃO TEM SAÍDA SÃO OS QUE ATÉ ONTEM ERAM SEUS ALIADOS?

Analisar as condições nas quais levaram à eleição de Sebastião Madeira e os partidos aliados que compuseram o projeto de poder que chega à sua reta final num pontual enfraquecimento não pode ser considerado em nenhum momento como pragmatismo de minha parte. Pragmáticos mesmo são aqueles que não se sentiram em condições de por em pratica seus anseios pessoais compondo um governo como o de Sebastião Madeira. Vejamos então.

Em nível estadual o PDT, que indicou o vice Jean Carlo para a chapa em 2008, tinha a máquina do Estado nas mãos e os principais cargos do governo eram ocupados pelo PSDB de Sebastião Madeira, o PPS por sua vez era o vice-governador do Estado e de Imperatriz, Pastor Porto, com uma coligação com um apelo emocional, o mesmo que levou Jackson a conquistar o Palácio dos Leões: “FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE IMPERATRIZ”

Dito isso, vamos aos partidos:

A frente era composta pelos seguintes partidos: PSDB / PDT / PPS / PRB / PTC / PSDC / PSB que apesar das declarações de que vários que compuseram essa aliança estão insatisfeitos, não com a gestão, mas com a falta de espaço no comando do leme da nau-Imperatriz, principalmente dos gabinetes que ficam mais próximos ao cofre, isso tudo é a velha máxima de quem não chora não mana sendo posta em prática.

Nenhum desses partidos está em condições de romper em definitivo com o PSDB, leia-se melhor, com a máquina municipal. Ter uma sigla partidária sob seu comando não quer dizer que a candidatura se sustente, sem que antes disso encerrem as negociatas comuns a alianças que visam a locupletação dos caciques. Como a natureza da política defendida é o pulo para o galho mais seguro, o mais seguro sempre será onde estão.

Hoje se desenha a disputa entre quatro grupos neoliberais para 2012. O capitaneado por Madeira sai na frente nessa pelos motivos que já citei, e, a tendência é que o grupo de partidos que se coligaram venha a aumentar, graças às negociações comuns a esses partidos no loteamento da máquina, consolidando o poder da elite e do dinheiro na disputa política.

O grupo que, teoricamente, teria mais “força” para dificultar a reeleição de Madeira seria o PT, por vários motivos, um deles é ter uma presidente e um vice-governador da sua sigla – bem parecido com as condições dadas para a eleição de Madeira em 2008 -, mas sem o apoio de outros partidos do campo da falaciosa esquerda e com a eminência de uma intervenção aos petistas rebeldes deixam em condições frágeis para essa disputa.

A falsa esquerda do PCdoB que numa composição com o PT poderia fortalecer as duas siglas deu um tiro no pé ao fechar uma “contrato pré-nupcial” com Edmilson Sanches, não diria um ex-PSDBista, pois Edmílson é uma “entidade” superior aos partidos e aos homo-sapiens normais, claro, segundo ele mesmo.

O PMDB em aliança dos ultra-reacionários do DEM é uma força que não pode ser subestimada pelos demais, pensar que derrotarão Ildon Marques pelos tribunais é um erro. Ildon Marques mesmo sendo “ficha suja” não estará fora da disputa por esse motivo, apesar de sua queda de credibilidade junto aos sarneystas - devido a baixíssima votação da governadora em Imperatriz - tem em suas mãos o poder econômico e a experiência adquirida para comprar votos, e conta também com o apoio da divisão dos votos entre Madeira, PCdoB e PTistas, claro, se o PT não compuser chapa de Ildon/PMDB, que é o mais provável.

Orbitando sobre esses grupos está várias siglas satélites que estão preocupados mesmo em que lado poderão sair ganhando mais. Mesmo aqueles que se dizem apoiar o fortalecimento de um dito campo “democrático e popular” terão que se submeter aos acordos se quiserem participar dessas alianças, uma tendência será a definição clara da linha política deixando claro o que é a esquerda e o que é a ala que tem um discurso voltado aos trabalhadores mas com base de apoio na burguesia.

3 comentários:

// ]]>
  1. Bem racicionado suas considerações, Aguardaremos o desenrolar dos acontecimentos que com certeza seguirão sua linha de endendimento...
    Bom seria se tivessemos um Gestor para nossa Itz com o conhecimento de Edmilson Sanches, a disposição do Madeira a vontade de trabalhar do Jomar e a experiencia administrativa do Ildon....Esse povo deveria se juntarem e cada um fazer sua parte sem pretensões pelo bem de Imperatriz

    ResponderExcluir
  2. CAÚLA JÚNIOR06 agosto, 2011

    EDMILSON SANCHES, NÃO É UMA PESSOA COMUM, E SIM UM INTELECTUAL, QUE SABE TODOS OS PENSAMENTOS E PASSOS DO HOMO-SAPIENS. SABE COM EXATIDÃO COMO DIRECIONAR CADA ORDEM, META E DETERMINAÇÃO.
    TÁ NA HORA DE IMPERATRIZ PENSAR GRANDE:
    EDMILSON SANCHES.

    ResponderExcluir
  3. Olá Caúla Júnior,

    Obrigado por visitar nosso blog e participar com comentário. Sobre sua opinião eu respeito apesar de discorcar. Pra mim uma pessoa que se apresenta como "messias" já devemos ter disconfiança, mas a questão não é essa. Edmilson Sanches é um reacionário seu conhecimento estatistico e intelecutal morre em si mesmo. O bom é ver que a história derruba todos as máscaras e revela os verdadeiros interesses ainda mais o poder. Veremos o que a história escreverá sobre essa figura.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.