domingo, 20 de março de 2011

EXECUTIVA NACIONAL DO PSOL TRATORA DIREÇÃO ESTADUAL NO MARANHÃO E APROVA FILIAÇÕES NO MA

Em reunião ordinária ocorrida no dia (19/03), onde seria discutida a homologação ou não das filiações de Haroldo Sabóia, Franklin Douglas, Wagner Baldez e Roberval Costa foi apresentado o pedido de impugnação dos quatro. Por 5 votos aconhendo a impuganção e 5 abstenções foi acolhido o pedido assinado por 23 militantes do PSOL Maranhão que abriria prazo para recurso em instância superior.

Para “surpresa” da maioria do Maranhão, a Executiva Nacional do PSOL, que hoje é formada pelas correntes APS/MÊS, correntes que defendem o projeto reformista - bem similiar aos Ptistas ditos radicais - aprovou sem se quer aguardar o processo de discussão sobre os nomes propostos e decidiu por cima tratrorar a falsa democracia e a liberdade pregada por esses dirirentes do partido e emitiu nota dando como liquidado a filiação pela instancia nacional.

O professor Jorge Almeida (UFBA) – membro da corrente APS, foi o “cavaleiro inquisidor” enviado ao Maranhão para comunicar a decisão na própria reunião da Executiva Estadual de rasgar o Estatuto, a democracia e a liberdade do partido.



A nota aprovando as filiações deixa claro qual o real motivo do inchaço: “[...]na disputa dos espaços institucionais, combatendo todas as formas de opressão.”. Um partido que apostas todas as suas fichas na disputa institucional não passa de um partido reformista igual a o PMDB, PSDB, PT etc. Confundido o que diz o programa do PSOL ao conclamar figuras políticas pelegas a ingressarem no PSOL com o discurso que esses defendem os interesses dos trabalhadores.

Saturnino Moreira coloca bem o que está acontecendo e o desenrolar da medida tomada pela nacional em intervir nas discussões do Estado.

O pano de fundo da decisão de filiar com o argumento de que o partido precisa crescer – sem critério algum - é uma investida das correntes majoritárias (APS/MES) precisam garantir a hegemonia no congresso nacional que se aproxima e mais à frente as eleições. Essas correntes sempre defenderam alianças fora do arco de esquerda e principalmente que o partido passasse a aceitar financiamento de empresas que quisessem financiar candidatos de “esquerda”.

5 comentários:

// ]]>
  1. Hei vcs que não gostam do Sarney tem pelos menos duas opção ir para o Dem que estar se esvaziando ou acompanhar o Cassab.


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sr covarde anônimo,

    O futuro, bem proximo, dirá quem estará apoiando os sarnys e o governo Dilm/PT.

    Quem caminha na direção dessas duas opções não sou eu.

    Obrigado e continue acessando nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Sr Wilson, o PSOL não é uma igreja, Sieta ou Gueto...é um partido Anticapitalista, Antiimperialista, democrático e e estrategicamente Socialista, e estar aberto a todo e qualquer cidadõa brasileiro trabalhador, estudante, e a todos que aceitarem nosso estatuto. Por tanto não faça de suas convicções pessoais a voz do PSOL que não tem nada a ver com o que vc escreveu em seu blog, se queres continuar no PSOL seja oposição politica e nao nos venha com esse discurso de esquerdista infantil, a pior doença do comunismo como muito bem escreveu o grande Lênin.
    Abraços camarada e começe a se acostumar no o verdadeiro PSOL, essa direção sectaria do MA vai acabar no proximo congresso.

    ResponderExcluir
  4. Sr. anônimo,

    Aonda estão os "cidadõa brasileiro trabalhador", seria esses que estão se filiando meramente para conseguir alugar a sigla por uma disputa eleitoral, pois não passa disso. Na verdade não são apenas eles, sua posição mostra que pelogos - muitos - já selaram o cavalo e estão à galope rumo ao que mais desejam, cargos, cargos e apenas cargos, os trabalhadores é que esperem um ascenso da luta porque vocês não têm a minima vontade de confrontar o capital, querem apenas transformá-lo em uma capitalismo bonzinho.

    Boa sorte a todos! pena que a históiria já mostrou que esse camilho só leva à conciliação de classe e a ida para a direita.

    ResponderExcluir
  5. Caro Wilson

    Percebemos que a direção nacional do PSOL mostra suas verdadeiras garras. Primeiro não respeitam o estatuto do partido que eles mesmos aprovaram. Também mostram não serem adeptos da verdadeira democracia.
    No estatuto está definido que ao entregar a ficha de filiação assinada e abonada por um filiado, o novo pretendente poderá ser contestado por qualquer filiado em um prazo de até 30 dias. Havendo contestação do novo filiado, as instâncias de deliberação do partido ouvirão as razões da contestação e a defesa dos que pretendem manter a filiação.
    Após a exposição de todos os fundamentos das partes, a instância decide a manutenção ou não da filiação.
    Sem entrar no mérito da contestação, em 18 de março de 2011 a Executiva Nacional já tomou a decisão de forma unilateral e sem respeitar a democracia interna assegurado pelo estatuto. Nem procurou ouvir a direção municipal ou estadual do PSOL no Maranhão.

    Ao mesmo tempo pisoteou a verdadeira democracia e jogou o estatuto do PSOL no lixo.

    Agindo assim, temos mais uma oligarquia que decide tudo no PSOL a revelia de seu estatuto.

    Entendemos oligarquia como sendo o poder concentrado nas mãos de poucos. (Oligarquia... regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família - Dicionário Houaiss).

    A Executiva Nacional do PSOL bloqueou qualquer discussão sobre o assunto. Pode amanhã meter guela abaixo dos militantes do PSOL a filiação de José Sarney ou outro similar. Basta que, para assegurar força institucional, a conjuntura exija como agiu Lula em ralação à aliança PT x Sarney.

    Não podemos estar em um partido deste tipo.

    Percebemos que os trabalhadores terão que suar muito para construir um partido que de fato represente seus interesses.

    O PT levou duas décadas para definitivamente aderir ao projeto burguês em nome da governabilidade.

    Pelo andar da carruagem o PSOL em menos de uma década tende ao mesmo caminho em nome da necessidade de ter força no parlamento burguês.

    Então, coragem camarada.

    Vamos combater qualquer tipo de oligarquia.

    Vamos à luta para construir uma alternativa socialista e revolucionária.

    Vamos retomar as bases do socialismo científico, conhecer nosso mundo e construir a ferramenta que articule a força capaz de por fim ao capitalismo.
    Apesar dos intelectuais burgueses e pequeno burgueses contestarem com unhas e dentes, são os operários que produzem toda a riqueza no capitalismo que terão condições de por fim à opressão e exploração, libertando a si e a humanidade da barbárie.

    Fique certo, não faltará pequeno burguês querendo mamar na riqueza produzida pelo proletariado dizendo que você é radical de esquerda e sectário.

    Carlos Lopes

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.