terça-feira, 26 de outubro de 2010

MERCADO DO PEIXE DE IMPERATRIZ

Imperatriz foi fundada as margens do rio Tocantins há 158 anos. Até hoje a atividade pesqueira mantém muitos trabalhadores sobrevivendo da pesca no rio, muito dificultada por empreendimentos ao longo dos seus 2400 km que causaram impactos ambientais e conseqüentemente a escassez do pescado.

Até hoje a atividade pesqueira mantém muitos trabalhadores sobrevivendo da pesca no rio, muito dificultada por empreendimentos ao longo dos seus 2400 km que causaram impactos ambientais e conseqüentemente a escassez do pescado.

Quando o pescado chega a Imperatriz começa outra dificuldade. A falta de um local adequado para a comercialização, atualmente o único espaço são em calçadas da beira Rio.

O Mercado do Peixe, mesmo com condições insalubres, era único espaço destinado à comercialização e foi parcialmente derrubado pela então Gestão de Jomar Fernandes(PT). segundo a proposta do gestor, os trabalhadores seriam removidos para outro espaço e no local seria reconstruído para se tornar um espaço de cultura, proposta essa que não agradou os pescadores.

Desde que foi desativado há mais de sete anos nunca recebeu do poder público nenhum beneficio. Numa sala pequena ainda resiste a sede da colônia Z29 o restante da área serve apenas de depósito.






2 comentários:

// ]]>

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.