quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES ATACA OS TRABALHADORES

O Sindicato dos Bancários do Maranhão foi o único a votar contra a aprovação de acordo proposta pelos banqueiros, na qual sentaram seus representantes e a direção CONTRAF/CUT, nesta quarta-feira (13/10). Na mesa a CONTRAF/CUT tomou o lado dos patrões ao aprovar a compensação dos dias paralisados no processo de luta dos trabalhadores em estabelecimentos financeiros como informa nota do SEEB-MA:

Que a greve é um direito dos trabalhadores, todos sabem certamente. A questão que não cala é: por que será que a CONTRAF/CUT trata a greve como um favor temporário dos patrões, e que, por isso, devem ser compensados os dias parados em razão da luta?

Em 2010, mais uma vez, a proposta dos bancos foi aprovada nacionalmente negociando o direito dos bancários, apesar da rejeição pelo Maranhão. O Sindicato dos Bancários do Maranhão repudia a negociação dos direitos dos trabalhadores; no entanto, sendo aprovado pela maioria dos bancários dos outros estados, orienta:

- A compensação só deve ser iniciada após a assinatura do acordo coletivo.
- O limite para compensação é o dia 15 de dezembro/2010.
- Foram 11 dias úteis paralisados, somando 66 horas para quem trabalha 6h/dia, e 88 horas para quem trabalha 8h/dia.
- O tempo trabalhado para compensação deve ser de, no máximo, 2 horas por dia, após o expediente normal. O que passar disso deve ser remunerado como hora-extra.
- Considerando o nº de dias parados, a compensação para os que têm jornada de 6 horas seria concluída em 33 dias úteis; já para a jornada de 8h, em 44 dias úteis. Lembrando que, após a data limite (15 de dezembro), não haverá mais nem uma hora sequer de compensação, ainda que exista resíduo.
- Importante! Nenhum gerente pode alterar o que foi acordado com os sindicatos e as direções dos bancos.

Bancário, fique informado, informe aos colegas e não permita a violação de seus direitos!
Sindicato dos Bancários do Maranhão

Gestão Unidade, Resistência e Luta

FONTE: SEEB-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.