quinta-feira, 11 de março de 2010

HISTÓRIAS DE ESTRADA

A viagem de retorno à Imperatriz foi muito interessante, após ser reconhecido às margens de MA 226 por um caminhoneiro que me ofereceu uma carona. Viemos conversando sobre os fatos ocorridos nas suas viagens, fatos de violência, de problema com veiculo e de conflito com a profissão de caminhoneiro.

A enganação do Governo do Estado que há mais de dois meses afirma que vai asfaltar a vicinal que liga Jenipapo dos Vieiras e a MA-226, por vários dias veículos e máquinas estão estacionados no Posto Santa Maria para o inicio da obra, que só deve começar mesmo ao mesmo tempo em que a campanha eleitoral e o seu termino se de fato a Branca ganhar.
Ao passarmos pela reserva indígena, constatamos que ainda há o pedágio nos quebra-molas que cortam as aldeias, flagramos várias mulheres e crianças – em plena chuva – levantando as faixas para conseguir um trocado, mais como índio não é besta vão logo dizendo: “não é com cinqüenta centavos ou um real que vão resolver nossos problemas”. Mais o que nos surpreendeu foi uma constatação abismadora do ingresso dos índios no mundo dos brancos, índios travestidos de mulher passaram a se prostituir às margens da MA 226 e fazendo ponto em postos de gasolina em Grajaú e Barra do Corda.

Um comentário:

// ]]>
  1. Caro Wilson:
    Esse é o Maranhão real, infelizmente, longe de qualquer pespectiva analística de Marx ou Engels. Qualquer partido que se diga de esquerda deverá dialogar com esses e tantos outros maranhenses que estão muito longe de aceleração das forças produtivas.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.