terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MANIFESTO EM DEFESA AO SER HUMANO E À NATUREZA EM IMPERATRIZ

Temos visto, há muito, vários descasos para com nosso ambiente. Crescemos presenciando sem nos darmos conta, verdadeiros crimes ambientais em Imperatriz e no restante do Maranhão (muitas vezes, temos colaborado para que estes aconteçam.). Todos esses crimes já seriam monstruosos se feitos em nome da coletividade, mas o que é pior, tudo é realizado para o lucro e riqueza de poucos.

O nosso Rio Tocantins é fonte de vida, de enormes riquezas e de grandes lucros com a construção de várias barragens que propiciam energia a indústrias que servem ao mercado estrangeiro e ao chamado “progresso” do capital. Não obstante a tudo isso, nosso esgoto é completamente jogado a céu aberto diariamente neste, que é nosso imperador de Imperatriz - o Imperador Tocantins! Sem falar da total falta de saneamento básico, inexistente em todos os cantos da cidade.

Nosso lixo é tratado com péssima qualidade sanitária. Os trabalhadores da área, os garis, não possuem sequer material adequado para recolher esses resíduos urbanos, como já foi visto por várias testemunhas nas ruas. Para piorar, o lixo hospitalar, principal causa de impactos ambientais de uma sociedade para com o meio ambiente, é recolhido como “lixo comum” e destinado à queima a céu aberto. UMA VERGONHA!

Vimos recentemente, através de um vídeo no youtube, nossas crianças com toda a inocência que lhes é peculiar e sem saber o perigo que correm, brincando e catando em cima destes resíduos hospitalares. Vale lembrar o que é este lixo hospitalar: seringas contaminadas, toxinas farmacológicas, restos de cirurgias (inclusive partes humanas), remédios vencidos, bolsas de sangue contaminado, material radioativo, etc.

O pior!

Corre-se o risco desse crime ser legitimado pelo próprio governo municipal. Através do edital de licitação que define a empresa que fornecerá o serviço da coleta em Imperatriz lemos que "todo o lixo deverá ser encaminhado ao aterro”. Ora, mais qual? Não existe sequer um aterro e se existisse não poderia ser a ele destinado o lixo hospitalar.

Em época de enorme debate das questões ambientais, Imperatriz trata seus resíduos urbanos de forma provinciana e medieval, o que justifica sermos os campeões em casos de hanseníase no Brasil e no Mundo.

Faz-se necessária uma intervenção popular! Não é apenas direito nosso reivindicar, e sim um dever para com nossa mãe natureza e nós mesmos. Denunciar estes e outros crimes ambientais pode ser o começo de um debate para uma sociedade mais justa e que respeite os DIREITOS HUMANOS, de saúde e educação. Chega de ficarmos calados, vamos às ruas se preciso for!

Sejamos realistas, façamos o impossível!

Coletivo de Cultura e Meio Ambiente ARTE ALTERNATIVA ( www.artealternativa.art.br )

www.pracacultura.com

3 comentários:

// ]]>
  1. A Promotora Pública do Meio Ambiente de Imperatriz, Dra. Eligiane, informou à ONG Complexo Planetário e entidades da cidade; que está aguardando laudo técnico do Ministério Publico Estadual, o mesmo investiga as denuncias de crime ambiental por parte da prefeitura municipal desta cidade no que diz respeito ao processo licitátorio da coleta do lixo e varrição. Dra Eligiane citou ainda que documentos e demais provas foram encaminhados para tal fim.
    Cabe dizer que caso este laudo seja positivo em relação ao crime ambiental, será caracterizada Improbidade Administrativa por parte do gestor deste município.
    FONTE: WWW.PRACADACULTURA.COM

    ResponderExcluir
  2. FELIPE AZEVEDO23 fevereiro, 2010

    O CRIME AMBIENTAL NO EDITAL EXISTI E TA PROVADO EM IMAGENS Q NÃO DEIXA NENHUMA DUVIDA DA BRUTAL FALTA DE COMPROMISSO COM O POVO DE IMPERATRIZ.SE TEM O CRIME E TA PROVADO PORQUE INCISTIR NO ERRO ISSO SR.PREFEITO É QUE O POVO NÃO ESTA ENTENDENDO,VC TEM ALGUM COMPROMIÇO COM ESSA EMPRESA QUE AI ESTA?SE EXISTE O CRIME ANULA ESSA LICITAÇÃO ANTES QUE PIORE SUA SITUAÇÃO.RECONHEÇA SEU ERRO,SERA QUE A POPULAÇÃO DE IMPERATRIZ SE ENGANOU MAS UMA VEZ?

    ResponderExcluir
  3. CLAUDIO DO BACURI.23 fevereiro, 2010

    CONCORDO COM O FELIPE RECONHECER O ERRO SERA O MELHOR PARA O PREFEITO,NÃO TEM QUE CONTESTA NADA AS IMAGENS SÃO FORTES E SUFICIENTES PRA QUALQUER JUIZ PEDI SUA PUNIÇÃO QUE SERA JUSTA PREFEITO.SE FOSSE OS SEUS FILHOS QUE TIVESSE ALI CATANDO LIXO HOSPITALAR VC JA TERIA ANULADO A LICITAÇÃO.RESPEITE O POVO QUE ACREDITOU NA MUDANÇA.SERA QUE O POVO ERROU NOVAMENTE?

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.