quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CRISE DO CAPITALISMO: TRABALHADORES DO FRIGORIFICO VALE DO TOCANTINS PAGAM O PREÇO.

A situação no frigorífico – hoje Arantes Alimentos LTDA - está se encaminhando para o mesmo desfecho do ano passado. Os trabalhadores estão com o salários atrasados, o abate e as vendas estão paradas há 3 semanas e os empresários não aparecem, todos são investidores de São Paulo e ninguém esclarece nada.

Já houve algumas audiências no Ministério do Trabalho de processos trabalhistas movidos pelos ex-funcionários, sem acordo, na terça (12/01) houve nova audiência e mais uma vez a empresa saiu sem fechar o acordo.

São várias as empresas do grupo Frigorífico Vale do Tocantins que mesmo tendo processos trabalhistas voltaram precariamente ao funcionamento.

O argumento pelo o atraso nos pagamentos de funcionários é que as empresas - devido à diminuição dos negócios do setor, com a crise internacional, o mercado externo deixou de comprar e atingiu a empresa no inicio de 2009 - passam por um momento de recuperação judicial.

Haverá uma última reunião no dia 19 próximo entre os empresários e instituições bancárias credoras para decidir o futuro das empresas: A Arantes Alimentos que opera nas cidades de Imperatriz-MA, Novo Monte Verde e Pontes Lacerda - MT, além de outras empresas do mesmo grupo como a Frango Sertanejo.

Os trabalhadores dessas empresas estão apreensivos. Com o fechamento total delas, haverá o desemprego em massa, além do risco de poderem ficar sem receber seus salários atrasados e os direitos trabalhistas, pois os empresários são todos de São Paulo. O Ministério do Trabalho e o sindicato da classe precisam se movimentar para garantir os direitos daqueles que já se encontram prejudicados sem o recebimento pelo seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.