sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DEBATE IDEOLÓGICO

Manuel L. Parreão Filho disse...
Até o admiro, além de achar que você tem o direito de defender o trabalhador, de querer uma sociedade mais justa, etc,etc... mas, defender socialismo não me parece racional.
Um sistema político-econômico que implica numa concentração de poder estatal, no qual um indivíduo ou grupo de indivíduo controla os demais membros da sociedade mediante coerção, a diminuição da liberdade política, o desrespeito a certos direitos humanos, supressão à livre expressão, além das pessoa viverem de ração como animais. Este sistema baseado nas teorias Marxistas posto em prática à partir da Revolução Russa de 1917, liderada por Lênin, só conseguiu mais miséria, corrupção, governos totalitários e ditadores psicopatas.
Como exemplo cito a, já extinta, URSS, durante o regime de stalin; a China de Mao Tse-tung ,e, mais recente, Cuba de Fidel Castro (Raul Castro) e Coréia do Norte, com Kim Jong II e etc.
Portanto, defender um sistema que já foi testado e não deu certo, não é medida de inteligência. Você precisa mudar o discurso ou ir morar em Cuba, ou Coréia do Norte, ou Vietnã, etc.
Manuel L. Parreão Filho. Imperatriz/Ma.

Wilson Leite ....

Pra mim, defender os trabalhadores, pois eu também sou dessa classe, é mais racional do que parece. Ter a ilusão de que os patrões (burgueses) passarão a ser bonzinhos, isso sim é irracional. A superação do capitalismo é a única saída para a humanidade, eu poderia citar vários fatores (ecológicos, sociais etc), vou me limitar a está afirmação.

Só pessoas alienadas, ou melhor, pequenos burgueses, caracterizam o modo de produção socialista dessa forma. Essa característica: "concentração de poder", "um indivíduo ou grupo de indivíduo controla os demais membros da sociedade mediante coerção" é praticada hoje no mundo por Imperialistas norte-americano, que concentra o poder econômico, político, bélico e impõem suas políticas colonizadoras aos países submissos, àqueles que não se submetem são tachados de terroristas para legitimar a invasão principalmente em países produtores de petróleo.

“Hoje o que o capitalismo tem a oferecer aos povos é a insegurança, é agressão, é violência e nenhuma alternativa positiva pra qualquer tipo de problema da humanidade. A democracia burguesa se limita em votar de dois em dois anos escolher quem é que vai roubar com mais eficiência É característico das condições hoje contemporâneas do capitalismo, em termos de democracia política, porque a nós socialistas eles (capitalistas) sempre acolhem como o que? Nos somos autoritários, ditatoriais, reprimimos a democracia e a gente freqüentemente enfia essa carapuça como se ela fosse verdadeira” Trecho da palestra do professor Dr. Jose Paulo Netto – UFRJ.

O pais que mais preza a “liberdade” e os “direitos humanos”, os EUA, para ele todos são suspeitos até que se prove o contrário. A livre expressão é sufocada pela mídia alienante que mostra em filme de ficção cientifica e/ou desenhos animados como os super-heróis que salvarão a humanidade dos seus próprios males.

Os pobres norte-americanos, que se comparado ao nível de habitação, vestuário, transporte do Brasil são considerados ricos, para se manterem vivos consomem comida de cachorro enlatado, como única fonte de proteína, no Brasil para manter a força de reserva vivos é o arroz e feijão.

Esse é uma equivoco comum aos reacionários, achar que Marx criou uma receita socialista de governo para a URSS, a teoria analisou a exploração do capitalismo que demonstram seu poder nefasto para a sociedade. O pensamento de Marx tem três pilares fundantes: O Método dialético, Perspectiva da revolução e teoria valor-trabalho; E mostrou que só sua superação - que é o socialismo - para resolver as mazelas que são inerentes do modo de produção capitalista. Outro equivoco proposital é considerar o que ocorreu apos a Revolução Russa foi o socialismo - para os menos desavisados ainda não vimos o socialismo no mundo. No período histórico em que ocorreram esses fatos a miséria era por grande parte pela falta de tecnologia de produção de alimentos, advindas do modo de produção feudal. A corrupção, ainda é uma característica da política em todo o mundo - vejam o Brasil do século XXI o mensalão, dólares nas cuecas, caixas dois, licitações superfaturadas e viciadas etc -, atribuir aos socialistas governos totalitários e ditadores psicopatas ai é zombar da nossa inteligência. Cada período histórico, infelizmente, tiveram pessoas como Stalin, assim como na historia recente: Ritter, Saddan Russain, George Bush.

Sobre todos os outros regimes teríamos que fazer uma analise contextualizando cada momento, mas gostaria de falar sobre Cuba. A tão propagada "miséria" de Cuba pela mídia do capital se dá grande parte pelo poderio repressor do EUA através do embargo econômico à ilha, fora isso a ilha é reconhecidamente um dos melhores em educação e saúde, mesmo tendo escassez de alimentos o pouco é consumido por todos, diferentemente aqui no Brasil que produtores preferem queimar alimentos a doar a quem tem fome. Poderia citar vários outros pontos positivos à experiência socialista de cuba e outros países, mas vou me contentar nestas pequenas observações.

Acho que só reacionários como você, ou alguns que consomem pensamentos prontos em livros preparados por intelectuais capitalistas viu o socialismo implantado em algum pais, pois o socialismo só pode ser socialismo a nível global, muito menos que as experiência de socialismo que vimos são totalmente fracassados. Com relação à defesa do socialismo e a mudança do discurso ou do pais, não me agrada pelo fato de não me achar uma pessoa covarde, que procura o melhor pra ele e os outros que se lixem.
Poderia continuar escrevendo muitas outras coisas, mas como essa resposta não tem a intenção de transformar um burgues em uma socialista, e sim, dar aos trabalhadores outro ponto de vista que é omitido por reacionários.
Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!

Um comentário:

// ]]>

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.