sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PRÉ-SAL, CARTA NA MANGA CONTRA O FRACASSO

Com projetos encaminhados aos senadores em regime de urgência o governo Lula/PT máscara uma “meia-estatização” da riqueza para não desagradar o povo brasileiro, muito menos as grandes multinacionais do petróleo. Deixa claro que não quer toda a riqueza e que não vai “tomar” de volta os poços que são explorados seguindo a lei aprovada pelo pai do neoliberalismo no Brasil, FHC/PSDB.

O pano de fundo da urgência na aprovação dos projetos: Fundo Social, formado pelos dividendos da exploração; Criação de uma nova Estatal, Petro-sal; Mudança na forma de exploração de concessão para partilha e capitalização da Petrobras é o período eleitoral de 2010.

Com a crise econômica mundial, a crise do senado e de seu principal apoiador( José Sarney), do enfraquecimento com escândalo do encontro de Dilma Rusself com Lina Vieira, que pediu pra “aliviar” as fiscalizações contra os filhos de Sarney; com o fator Marina Silva a aprovação dos projetos passou a ser de fundamental importância para o sucesso da campanha presidencial.

A falsa oposição do DEM e do PSDB vendo a potencialidade positiva do pré-sal faz uma oposição contra o regime de urgência e com a “meia-estatização” sugerida pelo governo Lula – querem manter o mesmo empreguismo feito pelo governo FHC/PSDB – chamam para a discussão, que na verdade não quer dar de mãos beijadas a possibilidade da capitalização sobre o pré-sal para ser usado como proposta de campanha.

Em meio todo esse jogo pelo poder o que interessa à nação brasileira fica reduzida a essas briguinhas, o que precisamos é uma discussão profunda do quê traria essa riqueza para os brasileiros. Pois apesar de ser positiva a mobilização do povo na campanha do PETROLEO É NOSSO! Precisamos avaliar se o que foi prometido com essa riqueza chegou na prática à mesa dos trabalhadores. Usarão as mesmas ilusões com o pré-sal o que falta então é saber se os trabalhadores querem ser iludidos mais uma vez.

Esse debate tem que estar nas rodas de discussão nas ruas, nas esquinas, nos bares, nas igrejas, nos clubes, na fabricas, para isso foi produzido um documentário – que pode ser adquirido gratuitamente em DVD pelo fone: 9901-1722, email: tae_wilson_lee@hotmail.com com Wilson Leite, ou visto online no link http://www.apn.org.br/apn/index.php?option=com_content&task=view&id=1215

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.