sábado, 5 de setembro de 2009

“PASSAGEM MOLHADA”, CONHEÇO COMO REGO

Imperatriz com um sistema de esgoto muito antigo - que não cobre nem 30% do perímetro urbano - , sem nenhuma manutenção, ausência de “bocas de lobo” – seria chamada assim devido aos gases que saem delas e o forte odor exalados? - Vê surgir uma descoberta da engenharia de infraestrutura do governo Madeira, as passagens molhadas, REGO. Que na pratica ameniza o problema de nossas ruas e conseqüentemente o tráfego, nesse período de estiagem.

Sou filho de pedreiro e já trabalhei em muitas construções como ajudante e visualizo meu pai dizendo que não faria um serviço porco desses, pois resolve momentaneamente mas causará um transtorno ainda maior quando as chuvas chegaram. Explico:

Quem viu o que a água que passava sobre o "asfalto" nos entroncamentos lembra bem das condições resultante de água no asfalto de péssima qualidade, com transito constante de veículos. Resultava em crateras, poças, e água acumulada.

Bom, agora observem como ficaram bonitos esses cruzamentos com as passagens molhadas. O espaçamento entre as bordas foi projetado para o fluxo de pouca água que escorre durante o período de estiagem, devido a inexistências de bocas de lobo e de um sistema de esgoto eficiente. Mais o que acontecerá quando o período de chuva chegar?

No período de chuvas as passagens molhadas não suportarão o fluxo das águas pluviais, e com a barreira criada por elas forçará que essa água passe a "correr" em um perímetro maior do asfalto, incluindo ai o próprio perímetro das passagens molhadas, voltando assim a mesma problemática, agora com um perímetro que não era afetado – a pista - quando elas não existiam.

A problemática da infraestrutura de Imperatriz deve ser tratada com responsabilidade para que os poucos recurso não se vá pelas passagens molhadas. O planejamento e a boa aplicação dos recursos não podem ser em detrimento de obras que puxem votos, mas que deixem nossa cidade preparada para o futuro.

6 comentários:

// ]]>
  1. Boa Wilson, gostei!!! Quero me juntar a vc contra esse neo liberal que começou a organizar a cidade. Quero me filiar ao P. SOL e detonar esse prefeito que começa a trabalhar ás seis horas da manhã. Hi, passagem molhada, não ta com nada...Vc tem razão era melhor ficar do jeito estava, a água destruindo o asfalto, assim nosso discurso ficaria mais forte..

    Abaixo o governo neo liberal
    viva a revolução socialista

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Pensamentos pequenos como o seu é que tormam a política como ela é. Se você leu o post atentamente viu que eu achei interessante o trabalho, só pontuei que não adianta passar uma "pintua nova" têm é que se procurar suluções pensando no futuro - sistema de esgoto eficiente -, ou você quer ver todo ano seu prefeito tapando buraco - que já fora tampado antes - e não construir nada de bom para a nossa cidade? Isso eu não quero.

    Saudações Socialistas

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Wilson...
    Se esta obra servirá ou não para o período chuvoso... Temos ai os nossos ENGENHEIROS responsáveis pela obra para responder e se responsabilizar por essa questão. UM "Filho de pedreiro" não tem GABARITO para isso !

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo,

    Essas passagens molhadas (rego) é uma saída encontrada pela grande parte dos moradores da periferia - se você mora em algum bairro deve passar um em frente sua casa - e pouquíssimos ou nenhum deles são engenheiros, mais se utilizam desse meio para drenar o esgoto que corre a céu aberto, grande vetor de disseminação de doenças como a hanseníase.

    Leia atentamente o texto e verá que achei interessante a saída usada. Com a afirmação colocada por você “Temos ai os nossos ENGENHEIROS responsáveis pela obra para responder” deixa claro que você é um comissionado da prefeitura e tem que defendê-lo.

    Desqualificar um filho de um pedreiro é fácil, mais fácil ainda é achar argumentos para refazer um serviço que tem vida curta, colocando como culpado nas águas da chuva que são certas.

    ResponderExcluir
  5. Caro Wilson...
    Quando me referi a NOSSOS engenheiros, não quis assim dizer q faço parte da ekip ou de alguma foirma do governo Madeira.
    Mas justiça seja feita, ele com um rego resolveu um problema, Certo, pode ser q na chuva não sirva. Mas e vc ? Fizeste o que pra melhorar a Cidade ? Facil é criticar quem fez o "rego", dificil é tomar uma atitude e "tentar" resolver.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Leite,
    Acesso esta sua página pela primeira vez e quero cumprimentá-lo pela coerência de assinalar que acreditas em socialismo e zodiaco. Crês também em papai noel e mula sem cabeça?

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.