quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O SURGIMENTO DO SOCIALISMO

Para alguns socialistas desavisados que espera o surgimento de uma sociedade socialista a partir de uma crise do capitalismo a história recente vem provando que eles estão errados.

As crises são uma ferramenta do próprio capitalismo para a sua transformação, capitalismo gerando mais capitalismo, o que seria do capitalismo sem as crises que abrem caminho para sua expansão? Seja nos territórios, na economia, na classe do proletariado, através da “mão” do estado – que só se materializa na crise do capital – e na concessão por parte dos trabalhadores.

Uma sociedade socialista surgirá da conscientização dos trabalhadores do que é o capitalismo e o império do capital, após conhecê-lo bem virá sua superação. O foco dos intelectuais e dos militantes socialistas deve ser preferencialmente a disseminação dessa consciência no seio dos trabalhadores.
O partido político é um vetor para a realização dessa tarefa, projetos de reforma do capital – que são propagados por muitos partidos ditos de esquerda – devem ser desprezados, nunca haverá uma sociedade justa nos moldes do capitalismo e nunca haverá capitalismo justo para a classe trabalhadora.

4 comentários:

// ]]>
  1. Companheiro, grato pela divulgação do meu blogue no sítio da Jupiter Informática, a página é completa e ganha mais um espaço para os blogues da cidade. A arte ficou ótima. Sempre acesso e gosto de ver a Praça de Fátima, boa idéia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa atualização wilson, sempre é bom citar a história como parâmetro para nossa atualidade, até para relembrar os que esquecem suas bases. Parabéns pelo texto, sempre bem colocado e objetivo, até pela forma como trata cada tema. Sua sinceridade e simplicidade vem conquistando simpatizantes e admiradores.

    ResponderExcluir
  3. Oi Wilson, para qual e-mail posso enviar a foto?! Grato!

    ResponderExcluir
  4. Oi Wilson, parabéns pelo texto! Gostaria de saber qual outro acontecimento, alem da Revolucao Industrial e Revolucao Francesa, influenciou no surgimento da sociologia.. Obrigado!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.