quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.

Professor Denis*
É na leitura, escrita e reescrita de textos significativos, que ocorre a apreensão dos alunos das normas convencionais. É o que se pretende ao longo desse trabalho monográfico de pesquisa bibliográfica e de campo, através da escrita, demonstrar aos leitores a relevância do educador na formação de novos leitores, numa concepção de que, sem rupturas no processo ensino-aprendizagem a leitura pode ser empregada como mecanismo de lazer, cultura e formação.
Nessa caminhada na construção do conhecimento humano, não é de duvidar a relatividade da importância dos livros didáticos, muitas vezes o único acesso disponível para a maioria do público infantil.
O sorriso, a alegria de uma criança que lê ouve estórias e brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele sorriso e aquela alegria existam.
E reforça ainda, a certeza íntima que estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o hábito da leitura, fazendo-as amar o livro assimilando responsabilidades e cumprindo o dever com as gerações que formarão os homens de amanhã.
A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto o autor indica tudo o que sabe a língua e características do gênero; onde o portador do sistema de escritas através da pratica de leitura permitirá fazer relações entre o texto que está lendo com outros que já foram lidos.
O processo de leitura é obtido através da interação com o meio, pois é sabido que existe a leitura do mundo e as leituras decodificadas, ambas importantes, pois o individuo pode despertar o hábito pela leitura através da vivencia, da interação, imaginação e fantasia presenciado-a no dia-a-dia.
O aluno leitor praticamente não fica preso apenas a um tipo de leitura e sim a todas, o que faz com que se destaque positivamente, ampliando os seus horizontes e levando-os a se questionar, contestar e procurar as respostas dos seus porquês.
Enfim, essa pratica informa e transforma nossos alunos em cidadãos com capacidade de pensar, de fazer do nosso país uma grande nação, tornando – os capazes de tomar grandes decisões.
Além de proporcionar na formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem a sua origem na prática de leitura, espaço de construção de intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. A leitura por um lado nos fornece a matéria – prima para a escrita: o que escrever.
Ler é muito mais que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma atividade prazerosa e quando ensina-se a ler deve-se levar isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler.
No entanto, pode-se dizer que rever as técnicas e analisar qual a melhor maneira de levar o aluno a ingressar no mundo da leitura de maneira prazerosa, é a metodologia que deve ser seguida no processo de ensino aprendizagem.
Techo extraído de sua manografia, defendida no último dia 03/09/2009, para formação do curso de Letras (Portugues/Inglês) UEMA-Universidade Estadual do Maranhão.
*Denis Damião Silva
Leciona na Escola Municipal Eliza Nunes e Colégio Santa Luzia.
Reside em Imperatriz há 20 anos.
Amante das letras e dos livros.

9 comentários:

// ]]>
  1. Se todos dessema devida importância que a leitura tem em nossas vidas e a influência que ela pode ter emnossos atos, daríamos a nossos filhos , em vez de brinquedos caros e parafernálias tecnológicas, presentiaríamos com livros,muitos livros.

    ResponderExcluir
  2. QUE TEXTO MARAVILHOSO, ESTÁ DE PARABÉNS O PROFESSOR,A LEITURA ENOVRECE A ALMA, O VERDADEIRO HOMEM SE CONHECE PELOS LIVROS QUE LER, UM PAIS SE FAZ DE HOMENS E LIVROS.
    Raimundo Nonato - Sta rita

    ResponderExcluir
  3. Quando o povo brasileiro descobrir a importância da leitura, sairemos do terceiro mundo e aprenderemos a escolhe os nossos politicos.

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que os professores cobram de seus alunos a leitura, mas, eles próprios não adquirem esse hábito, deveriam servir de exemplo.E ai como fica?

    ResponderExcluir
  5. As questões sobre leitura são muitas, mas andmos longe do ideal de leitores, as escolas de Imperatriz ainda são timidas no assunto, uma vez ou outra um projeto de leitura...As escolas devem ser ousadas, e explorar o quanto antes repetidas vezes o processo de leitura.
    Porof.Aparecida

    ResponderExcluir
  6. As autoridades políticas não querem fomentar a leitura, pois esta abre a mente e cria nos cidadãos uma consciencia mais crítica.

    Ou seja, o povo letrado é mais dificil de ser enganado.

    ResponderExcluir
  7. ARTIGO EXCEPCIONALMENTE MARAVILHOSO... HOJE A LEITURA ESTAR SENDO DEIXADA UM POUCO DE LADO, DEVIDO A INTERNETH, A MIDIA.
    A LEITURA TEM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E HUMANO DE NOSSAS CRIANÇAS E TAMBÉM DOS ADULTOS E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O INCENTIVO A LEITURA, AO GOSTO PELOS CAMINHOS QUE NOS LEVAM AS HISTORIAS E SEGREDOS CONTADOS PELO MUNDO DOS LIVROS.....

    ResponderExcluir
  8. É interesante veer um jovem se formando e tendo essa preocupação com a leitura, hoje tão cobrada e tão desvalorizada pelos jovens que são o futuro do país.Quanto mais se fala sobre leitura , se fomenta a importância de se formar bons leitores,mas a sociedade ganha.

    ResponderExcluir
  9. este texto abre a mente das pessoas que o leêm, aguçando o gosto pela leitura e serve de estímulo para a busca à novas fontes. É preciso professores leitores, criativos e que tenham o gosto pela leitura, e que este contribua para a construção de uma cidadania plena.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.