terça-feira, 7 de julho de 2009

H1N1 X SUS

Mesmo com o aumento do número de casos da gripe suína, que até o momento atinge a classe média-alta que retorna de viagens internacionais - a paises como Argentina, México, EUA etc – o Sr. Ministro do Estado da Saúde, José Gomes Temporão, tenta minimizar o perigo da nova gripe.
Até agora os casos foram diagnosticados precocemente, pois a classe econômica atingida tem acesso a plano de saúde, onde qualquer dorzinha de barriga já correm logo ao médico para diagnosticar e tratar. Imagine essa gripe atingindo a população que se utiliza do Sistema Único de Saúde, onde uma pessoa passa um mês aguardando uma UTI, ou toda gripe é diagnosticada logo como dengue.
Infelizmente é comum os políticos dos palácios subestimar os fatos(crise econômica, dengue, infecções hospitalares, gripe suína etc) até que passe de uma "marolinha" para um "tsuname". Minimizar para tranqüilizar a população para que não coloquem mais a vista a fragilidade do atendimento na rede de saúde onde a assepsia dos próprios médicos, enfermeiros, leitos e hospitais são precários pela falta de investimentos na área, enquanto o governo garante a economia dos recursos para pagar dívidas com credores internacionais ou emprestando para o mercado financeiro nossos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.