terça-feira, 14 de abril de 2009

QUEM FARÁ A REVOLUÇÃO?

Essa é uma incógnita que para alguns marxistas está resolvida. Para eles os operários são os únicos que detém as condições de vanguardear uma revolução, apesar de ser importante a participação de outras fontes produtoras.

Apesar de ser o principal vetor de uma revolução, assim como a que foi capitaneada pelos Bolcheviques, os partidos de esquerda se deparam com uma situação totalmente diferente da vivida na revolução Russa. Hoje os operários disputam entre eles próprios, seja no mercado de trabalho, seja nos sindicatos, em associações ou cooperativas. Fragmentados e totalmente alienados, defendem o atual modelo de apropriação da produção que os escraviza.

A consciência operária que passou e passa até hoje por adaptações de modelos de produção (Fordismo/Toyotismo) e uma massiva propaganda que os leva ao individualismo e ao consumismo de mercadorias, muitas vezes se colocando em leilão como as próprias que fabricam.
Eis ai a principal tarefa dos partidos de esquerda: disseminar idéias marxistas, reconhecendo-a como a própria ideologia do operariado. Conhecer o nível de exploração pelo sistema capitalista da apropriação do trabalho social.

O revolucionário não tem classe, local geográfico, cor, sexo, idade etc. mais claro que dificilmente um banqueiro, um grande empresário ou até mesmo um "operário" pequeno burguês terá menos condições de vir a ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.